quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A música em Pernambuco





Na minha terra, há uma pluralidade de gêneros e estilos que ainda não tem uma denominação ou um conceito que o defina, muito menos algo que explique com clareza a cena musical atual. São diversos ritmos populares, folclóricos: coco, maracatu, ciranda, baião, frevo, cavalo marinho. Ritmos universais, como: rock, MPB, samba, chorinho. Com tradição e muita originalidade, a música pernambucana vem se destacando no Brasil e no mundo nos últimos anos.

Por muito tempo esta cena musical ficou restrita apenas aos pernambucanos, apesar de ser extremamente atrativa e criativa, essa situação foi revertida nos anos noventa com a revolução dos “Caranguejos com Cérebro”, surge o Mangue Beat.


Breve Histórico - Anos 90

O Mangue Beat veio pra atualizar a cena, que até então era muito tradicionalista, rompeu barreiras e trouxe de volta também artistas populares, ritmos marginalizados. E o mais importante, foi mais que um movimento musical, foi social, influenciou diversas formas de expressão cultural do cinema ao comportamento de seus adeptos, por exemplo. Mesmo depois do falecimento do precursor da revolução, o saudoso Chico Science, a música se renova e surpreende ainda mais nos anos dois mil.

Breve Histórico - Anos 2000

Agora com força total, a música ganhou uma grande ajuda, com a expansão da internet veio a facilidade de gravar e disseminar o trabalho. Novos conceitos foram adquiridos, a música universal se misturou ainda mais e a cultura popular teve um destaque enorme.Os shows hoje, são muito mais que simples concertos de música, são verdadeiros espetáculos. Reuni a utilização de mídias visuais, elementos teatrais, e profissionais de diversas áreas. As “carrocinhas piratas” fizeram o Brega e outros ritmos da periferia serem massificados, industria cultural. Em contrapartida, o frevo foi revitalizado e em seu centenário tornou-se novamente o ritmo predominante no carnaval onde em 2007, o dia 9 de fevereiro foi oficialmente conhecido como o Dia Frevo.


Mas muita atenção!

A música influencia diretamente no comportamento de seus ouvintes, principalmente naqueles que não tem muitos recursos, com pouco ou nenhum estudo. Certas músicas são ofensivas as mulheres, outras aos homossexuais, incitam a violência, o preconceito e a valorização excessiva do corpo. Isso no lado negativo. Por outro lado há músicas que fortificam a cultura local, estimulam o amor, a consciência e ajudam a formar o senso crítico. Por isso atenção ao que escuta e não se deixe levar facilmente.

Educando para a Vida - Casa de Passagem




No final da década de 80, após a homologação da nossa constituição e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, um quadro alarmante surgia: crianças do sexo feminino ocupavam as ruas do recife, prostituindo-se, drogando-se, roubando, brigando com os “meninos-homens” para sobreviver. Meninas que não tinham afeto, comida, educação, de uma família desestabilizada pediam socorro, com um grito silencioso.

A partir deste contexto decepcionante a advogada Ana Vasconcelos, a psicóloga Cristina Mendonça e Nilvana Castelli, fundaram a Casa de Passagem, com esse nome, para dar a idéia que os jovens estão apenas de passagem pela casa e a espiral do seu logotipo representa o crescimento de cada um na vida.

Inicialmente, atendia apenas meninas de rua, em situação de risco, agora atende a todas crianças . Sendo hoje dividida em duas sedes, uma especializada na promoção da cultura e arte. E a outra, especializando toda a comunidade, não somente os jovens, em uma profissão.

Como eles mesmo se descrevem, “A Casa de Passagem tem como missão promover o protagonismo social e político de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, com base numa proposta de formação cidadã.” O que nos leva a ver que para ajudar basta querer, e ao longo desses 20 anos transformaram a vida de várias meninas, famílias e comunidades inteiras.

Para saber mais entre no site www.casadepassagem.org.br e se informe como ajudar mais pessoas. Agende uma visita. Seja mais um parceiro na luta pela cidadania!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Esperança no meio do Mangue




A Comunidade Santa Terezinha, situada no bairro de Santo Amaro no Recife, é marcada pela violênica e desigualdade. Mas no meio dessa desolação existe um oásis de esperança que ajuda a 18 anos, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social a descobrir novos mundos.

A AACA - Associação de Apoio a Criança e ao Adolescente criada para que haja um desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, resgatando os valores primordiais da sociedade e assegurando a conquista de seus direitos fundamentais. Realiza todo tipo de atividades sócio-educativas, recreativas, esportivas, informática, teatro, artes plásticas, culturais e muitas outras. Desenvolvendo conceitos de participação, integração, cidadania e solidariedade, contribuindo para a formação pessoal e comunitária. Salvando ao longe dos anos centenas de vidas de todo tipo de violência.

Obrigada "Recreação", obrigada AACA por me salvar, por salvar as crianças da minha comunidade! Sou o que sou hoje graças a vocês.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mártire Pernambucano - Alcides O exemplo de Superação e Fé!


O jovem de origem humilde que nem o verão conseguiu ver terminar... De bom coração e carater incontestável, este era Alcides do Nascimento Lins, meu amigo mais que querido que na última sexta feira, dia 05/02/2010 foi uma triste vítima da violência do Recife sua vida foi tolhida brutalmente por dois marginais que bestializados simplesmente o arrancaram de seu sonho, ser BIOMÉDICO.


Amigos, colegas, vizinhos, conhecidos do estudante guerreiro todos se perguntam: Onde vamos parar? Que mundo é esse onde se mata um inocente por nada... Haverá justiça? Se pelo menos discutirmos esses assuntos, e passarmos a diante informações cruciais como multiplicadores cidadãos quem sabe a Humanidade possa melhorar efetivamente.


Se Políticas Públicas que assegurem completamente nosso desenvolver forem impostas com rigor e assistidas permanentemente, sem medidas paleativas, poderemos ver um outro Alcides finalmente realizar o simples sonho de se formar. Com mais segurança, saúde, EDUCAÇÃO, o povo cresce... O País cresce... a Humanidade Agradece.