
No final da década de 80, após a homologação da nossa constituição e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, um quadro alarmante surgia: crianças do sexo feminino ocupavam as ruas do recife, prostituindo-se, drogando-se, roubando, brigando com os “meninos-homens” para sobreviver. Meninas que não tinham afeto, comida, educação, de uma família desestabilizada pediam socorro, com um grito silencioso.
A partir deste contexto decepcionante a advogada Ana Vasconcelos, a psicóloga Cristina Mendonça e Nilvana Castelli, fundaram a Casa de Passagem, com esse nome, para dar a idéia que os jovens estão apenas de passagem pela casa e a espiral do seu logotipo representa o crescimento de cada um na vida.
Inicialmente, atendia apenas meninas de rua, em situação de risco, agora atende a todas crianças . Sendo hoje dividida em duas sedes, uma especializada na promoção da cultura e arte. E a outra, especializando toda a comunidade, não somente os jovens, em uma profissão.
Como eles mesmo se descrevem, “A Casa de Passagem tem como missão promover o protagonismo social e político de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, com base numa proposta de formação cidadã.” O que nos leva a ver que para ajudar basta querer, e ao longo desses 20 anos transformaram a vida de várias meninas, famílias e comunidades inteiras.
Para saber mais entre no site www.casadepassagem.org.br e se informe como ajudar mais pessoas. Agende uma visita. Seja mais um parceiro na luta pela cidadania!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Iaí... O que achou?!